Ir para o conteúdo
Brasil

Fiéis arrancam ladrilhos de estátua no Ceará para fazer chá ‘milagroso’

Monumento a São Francisco das Chagas foi depredado em inauguração

Prefeitura de Canindé classifica ato como vandalismo

Uma estátua enorme de São Francisco das Chagas na cidade de Canindé, Ceará, está sendo depredada pelos próprios fiéis que a visitam. Isso porque alguns acreditam que os ladrilhos são milagrosos e os arrancam para fazer chá.

No último domingo (14), durante evento de inauguração de um complexo comercial no entorno da estátua, uma visitante foi flagrada roubando as pastilhas com uma espátula. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra outras partes da estátua com ladrilhos faltando.

As informações são da rede Verdes Mares. De acordo com a Área Pastoral São Pedro da Paróquia São Francisco das Chagas, onde fica a estátua, circulou na cidade um boato de que um chá feito com os ladrilhos pode curar doenças. A identidade da mulher do vídeo não foi descoberta.

A estátua, feita pelo artista cearense Deoclécio Soares Diniz, conhecido como Seu Bibi, tem 125 degraus e um mirante com capacidade para 15 pessoas.

O monumento é considerado o maior do Brasil e segundo maior do mundo dedicado a São Francisco das Chagas. O novo complexo comercial no entorno foi inaugurado para a festa do santo, que ocorre entre os dias 14 de setembro a 4 de outubro.

Em nota, a Prefeitura de Canindé, responsável por manter a estátua, classificou o ato como vandalismo e afirmou que a ação, “longe de representar um gesto de fé, configura dano ao patrimônio público e está sujeita às sanções previstas em lei”.

Receba mensagem no WhatsApp