Suframa visita Venturus e conhece projetos de inovação desenvolvidos na Zona Franca de Manaus
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, nesta quarta-feira (14), visita institucional ao Venturus, com o objetivo de conhecer as atividades desenvolvidas pela instituição, que completa 30 anos de atuação no País, há 12 anos na Zona Franca de Manaus.

Com sede em Campinas (SP), o Venturus é um Centro de Tecnologia, que possui ainda escritório comercial em Atlanta, nos Estados Unidos, e unidade operacional em Manaus. A instituição desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) voltados para a indústria, com foco em soluções tecnológicas sob medida, aplicadas a diferentes segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM). Entre as áreas de atuação estão automação industrial, meios de pagamento, inteligência artificial, blockchain, tecnologias quânticas e desenvolvimento de produtos tecnológicos.
Durante a visita ao Venturus Centro de Inovação Tecnológica-AM, a comitiva da Suframa foi recepcionada pelo diretor de Projetos e Novos Negócios, Leônidas Ferreira; pelo diretor-técnico, Edson Pereira; e pelo diretor-técnico, Daniel Lins.

Ao apresentar a trajetória e as atividades da instituição, o diretor-técnico Edson Pereira destacou o compromisso do Venturus com o desenvolvimento tecnológico regional. “Hoje, contamos com 166 colaboradores em Manaus, desenvolvendo tecnologia para empresas do Distrito Industrial, com foco em soluções que não existem no mercado e que geram resultados concretos para a indústria”, afirmou.

A comitiva da Suframa foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, e contou com a presença dos superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar; de Projetos, Leopoldo Montenegro; e de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; além do auditor-chefe, Damon Castro; do coordenador-geral de Gestão Tecnológica, Rafael Gouveia; do coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior; do administrador da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Adamilton Mourão; e do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva,
Ozenas Maciel.

Ao final da visita, o superintendente Bosco Saraiva ressaltou a importância de fortalecer parcerias com instituições de inovação instaladas na região. “Vimos aqui uma instituição com forte capacidade técnica, que contribui diretamente para o desenvolvimento tecnológico do Polo Industrial de Manaus e para a consolidação da Zona Franca como um ambiente de inovação e geração de conhecimento”, destacou.
