Vini Jr. é favorito à Bola de Ouro e pode levar Brasil ao topo após 17 anos
Premiação em Paris nesta segunda deve coroar astro do Real Madrid como o melhor jogador do planeta
É grande a chance de o Brasil ter um jogador no topo do mundo depois de 17 anos. Nesta segunda-feira, Vinicius Júnior é favorito a levar a Bola de Ouro, renomada premiação entregue pela revista France Football. A cerimônia de premiação começa às 16h (horário de Brasília), e será realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris.
A revista francesa leva em consideração a temporada europeia, de agosto de 2023 a julho de 2024, para apontar uma lista de 30 finalistas, a partir da qual jornalistas de 180 países fazem listas individuais e ordenam de primeiro a quinto quais são os melhores jogadores de futebol da temporada. Assim, os atletas recebem uma pontuação que é somada para definir o vencedor.
No período considerado, Vini Jr foi protagonista de uma jornada de brilho com a camisa do Real Madrid, ainda que não tenha números tão superlativos como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi em seus anos de glória. Ele fez 24 gols e deu 11 assistências em 39 partidas pelo time em que continua figurando como o principal astro, ofuscando o francês Mbappé.
Na semana passada, a dias da premiação, Vini teve apresentação de gala, com três gols na vitória por 5 a 2 sobre o Borussia Dortmund. A atuação não será levada em conta para a definição do ganhador. Talvez nem precise.
O atacante de 24 anos foi decisivo para as conquistas do Campeonato Espanhol e, especialmente, da Champions League. Sua estrela brilhou, inclusive, na decisão do torneio europeu do qual foi eleito o melhor jogador. Foi dele o gol que definiu a vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, em Wembley, e garantiu ao time espanhol seu 15º troféu da mais importante competição de clubes da Europa.
“Vini foi mais funcional nas partidas importantes da Champions, ajudou muito a equipe no título contra o Borussia Dortmund, sendo um dos líderes em assistências no torneio e marcando muitos gols decisivos”, constata Ronaldo Fenômeno, ganhador da Bola de Ouro em 1997 e 2002, em declaração à Betfair.
O artilheiro norueguês Haaland, o volante espanhol Rodri, o astro francês Mbappé e o meio-campista inglês Jude Bellingham, este dois últimos companheiros de Vini no Real Madrid, são os principais concorrentes do brasileiro pela premiação que coroa o melhor jogador do planeta.