Ir para o conteúdo
Manaus

Vídeo mostra agressão da Guarda Municipal de Manaus a homem algemado

Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Civil e à corregedoria da corporação

A divulgação de um vídeo, nessa quinta-feira (24), mostra um agente agredindo um homem algemado e ajoelhado, em uma cena descrita como “clara demonstração de tortura”. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) de Manaus afastou servidores da Guarda Municipal

Segundo o secretário municipal de segurança Siqueira Neto, os servidores envolvidos foram afastados, tiveram seus armamentos recolhidos e terão nomes encaminhados à Delegacia-Geral para “tipificação adequada” do crime. A Semseg destacou em nota que as imagens “não refletem os princípios da Guarda Municipal” e que o processo corregedor será rigoroso. 

“Por mim, ele não vestirá essa farda nunca mais e peço desculpas à população e ressalto que o agressor não faz parte do grupo de novos servidores treinados sob minha gestão, onde estamos há quatro anos tentando reerguer”, desabafou.

Em nota, a Prefeitura de Manaus afirmou que os agentes terão sanções administrativas e legais. A administração municipal reafirmou seu compromisso com os direitos humanos e prometeu punição exemplar. 

O caso deve ser acompanhado pela polícia para apuração de possível tortura, crime inafiançável no Brasil.

Receba mensagem no WhatsApp