Ir para o conteúdo
Amazonas

Caprichoso e Garantido apresentam Resistência amazônica x tradição viva na 3ª noite do Festival de Parintins

Primeiro boi a se apresentar no Bumbódromo, neste domingo (29), é o Boi Caprichoso, seguido do Boi Garantido. Cada bumbá terá até 2h30min para fazer o seu espetáculo.

O Bumbódromo de Parintins volta a ser palco de emoções neste domingo (29), com a terceira noite do 58º Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana. Depois de um espetáculo de uma segunda noite marcada por beleza, ancestralidade e resistência, Caprichoso e Garantido retornam à arena para a última noite de disputa.

Neste ano, o Caprichoso apresenta o tema “É tempo de retomada” enquanto Garantido leva à arena o tema “Boi do povo, boi do povão”. A partir do tema escolhido, os bois montam uma apresentação para cada noite, com um subtema diferente.

O Boi Caprichoso volta à arena representando a resistência amazônica. Durante a apresentação o touro negro irá reafirmar sua missão de representar o povo da Amazônia em toda sua diversidade e ancestralidade. Falando em primeira pessoa, o boi azul evoca dores e lutas vividas pelo povo amazônida — marcado por massacres, violências de gênero, colonização e apagamento cultural — mas também exalta a força da floresta, da espiritualidade indígena, da cultura negra e da sabedoria das mulheres que moldam a identidade local.

Já o Boi Garantido leva para a arena a a exaltação da tradição viva com subtema “o boi é brinquedo, mas não é brincadeira”. Presente em todo o Brasil, o Boi é uma expressão cultural poderosa que une arte, devoção e luta social. A história de Catirina revela sua força transgressora, desafiando desigualdades com música, dança e fantasia. O Boi é folguedo popular, mas também símbolo de resistência, emoção e fé do povo brasileiro

Receba mensagem no WhatsApp