Ir para o conteúdo
Manaus

Fiscalização eletrônica registra mais de 156 mil infrações em Manaus

De janeiro a 1º de setembro de 2024, Manaus registrou 236 mortes em acidentes de trânsito. No mesmo período deste ano, esse número caiu para 167, o que representa uma redução de 29% na letalidade.

o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), registrou 156.761 infrações de trânsito por meio dos radares eletrônicos instalados na capital desde o início da operação dos equipamentos até o final de agosto deste ano.

A zona Oeste de Manaus foi a região com maior número de infrações registradas pelos equipamentos. O radar instalado na avenida do Turismo com a avenida Thales Loureiro, no bairro Ponta Negra, lidera o ranking com 17.508 autuações. Em seguida, estão os equipamentos localizados na mesma avenida, no número 3.727, com 13.549 registros; ao lado oposto ao condomínio Mediterrâneo, com 11.664; na avenida Coronel Teixeira, em frente à 12ª Região Militar, com 10.860; e em frente à igreja 123 Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), com 10.406 infrações registradas.

De janeiro a 1º de setembro de 2024, Manaus registrou 236 mortes em acidentes de trânsito. No mesmo período deste ano, esse número caiu para 167, o que representa uma redução de 29% na letalidade. O levantamento também aponta uma queda de 9% nos atropelamentos, que passaram de 64 para 58 casos. Entre os motociclistas, grupo que historicamente concentra o maior número de vítimas fatais, a redução foi de 24%, caindo de 104 para 79 mortes.

Entre janeiro e julho, a operação voltada para motociclistas, realizou mais de duas mil abordagens, resultando em 615 autuações por infrações como ausência de capacete, condução sem habilitação e veículos sem condições de segurança. Mais de 80 motocicletas foram removidas durante as ações.

Já a operação que fiscaliza veículos de transporte de carga, contabilizou 1.430 abordagens no mesmo período e ultrapassou mil autuações por irregularidades como trafegar na faixa da esquerda em vias como a avenida Ephigênio Salles, pneus desgastados, cargas mal acondicionadas e licenciamento vencido. Ao todo, 70 caminhões foram removidos. Inicialmente concentrada no Distrito Industrial, a operação foi expandida para outras regiões da cidade, ampliando o alcance da fiscalização.

Receba mensagem no WhatsApp