Suframa participa na Eletrolar Show com cerca de 120 prospecções de negócios
Autarquia integrou comitiva oficial, visitou empreendimentos expositores e o Hospital Albert Einstein durante os quatro dias de feira em São Paulo, que reuniu 40 mil visitantes de 30 países

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) encerrou nesta quinta-feira (25) sua quarta participação consecutiva na Eletrolar Show, em São Paulo. Durante os quatro dias de evento, a Autarquia manteve estande próprio na “Rua I” do Distrito Anhembi, integrou a comitiva oficial na cerimônia de abertura, visitou empreendimentos expositores e cumpriu agenda paralela, que incluiu conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).
A presença da Suframa na feira foi organizada pela Coordenação de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin/Suframa) e chefiada pelo superintendente Leopoldo Montenegro. O objetivo central da participação é promover a Zona Franca de Manaus, atrair novos investimentos, gerar emprego e renda na Amazônia e fortalecer o desenvolvimento econômico regional.

Aproximação com investidores
Neste ano, a comitiva voltou a dialogar com potenciais investidores e empresas que já possuem processo produtivo no Polo Industrial de Manaus (PIM), com foco em conhecer o que há de mais moderno na indústria de eletroeletrônicos e na mobilidade elétrica.
Segundo números preliminares da Autarquia, foram registradas aproximadamente 120 abordagens e atendimentos, classificados como prospecções promissoras, com alto interesse no modelo Zona Franca de Manaus. Entre as empresas atendidas estão a Joog Brasil, do setor de motocicletas, bicicletas e patinetes elétricos, e a Masterdrive, de periféricos de informática.
“Projetos que podem ser desenvolvidos na Amazônia”
Para o superintendente Leopoldo Montenegro, a feira permitiu identificar caminhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com potencial de aplicação na região amazônica.
“Nesses quatro dias de evento, tivemos a oportunidade de conhecer o que está sendo realizado pelas indústrias de São Paulo e de todo o Brasil. Conhecer projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como projetos estruturantes que podem ser desenvolvidos na Amazônia. Quero aproveitar para agradecer a todos os servidores que estiveram presentes conosco, em especial os superintendentes-adjuntos de Desenvolvimento Tecnológico, Waldenir Vieira, o de Projetos, Wagner Bernardo, e a de Operações, Maria Lins, que fizeram a diferença nesta Eletrolar Show”, destacou Montenegro.

Feira reúne 5 mil marcas e 40 mil visitantes
Com mais de 5 mil marcas, a 26ª edição da Eletrolar Show reuniu cerca de 40 mil visitantes, representantes de 30 países, além de aproximadamente 100 palestras voltadas a varejo, tecnologia, consumo, marketplaces e inteligência de dados. A expectativa dos organizadores é que o volume de negócios fechados supere os mais de R$ 2 bilhões registrados em 2025.
Repercussão entre organizadores e entidades do setor
A presença da Suframa na feira foi destacada por lideranças do setor eletroeletrônico. O presidente do Grupo Eletrolar e CEO da feira, Carlos Clur, ressaltou a relevância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento de novos negócios e fábricas no país.
“Somos uma feira multissetorial com mais de mil empresas e acho que temos muito para contribuir com a Zona Franca de Manaus. Ao pensar em desenvolver negócios para criar mais fábricas, que são potências no Brasil, é importante ressaltar a participação da Suframa aqui”, afirmou Clur.
O presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior, também destacou o trabalho da Autarquia durante a programação, ressaltando a importância da comunicação direta com potenciais investidores.
“A Zona Franca de Manaus é hoje um dos maiores centros produtores do setor eletrônico brasileiro, e ter essa aproximação da gestora dos incentivos fiscais do modelo, apresentando as vantagens comparativas, esclarecendo sobre possíveis dúvidas a potenciais investidores, é sempre muito importante. O setor eletroeletrônico é responsável pela geração de metade do faturamento e metade dos postos de trabalho do Polo Industrial de Manaus”, frisou Jorge Júnior.
Comitiva
Acompanharam o superintendente e os adjuntos da Suframa no trabalho de atração de negócios na Eletrolar Show 2026 os servidores Camilla Abitbol (analista técnica), Camilla Medeiros (assessora técnica), Melquiades Campos Neto (engenheiro eletricista), Wariton Souza (engenheiro eletricista) e Isaac Júnior (coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais).

Sobre a Eletrolar Show
Criada no início dos anos 2000 pelo Grupo Eletrolar, que também publica a revista e o portal Eletrolar News, a feira nasceu com a proposta de integrar indústria e varejo de eletroeletrônicos, aproximando fabricantes, importadores, distribuidores e varejistas.
Considerada a maior feira B2B de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, tecnologia e bens duráveis da América Latina, o evento soma mais de 20 anos de história. Em 2025, retornou ao Distrito Anhembi, ocupando área de cerca de 100 mil m², com a proposta de se consolidar como um ecossistema multissetorial, com eventos paralelos voltados a mobilidade, decoração, iluminação e fornecedores globais.
