Chuva em Manaus provoca derrubada de barranco e destrói casas no Mauazinho
Acidente ocorreu neste domingo (12jan25) e as primeiras informações ressaltam que as casas estavam localizadas em uma área previamente isolada por riscos de deslizamentos.

Durante a fortes chuvas em Manaus neste domingo (12jan25), um deslizamento derrubou um barranco destruindo totalmente duas casas na rua Senador Fábio Lucena, bairro Mauazinho, Zona Leste. A Defesa Civil esteve presente na ocorrência, porém não divulgou se pessoas foram feridas no acidente.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), as casas estavam localizadas em uma área previamente isolada, por apresentar risco iminente de deslizamento.
“Desde o início da operação de isolamento, todas as famílias residentes na área de risco foram cadastradas e começaram a receber o benefício do Auxílio-Moradia concedido pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que assegura suporte financeiro para que possam residir em locais seguros”, diz trecho da nota.
Na última quinta-feira (9), moradores da região realizaram uma manifestação para cobrar providências à Prefeitura de Manaus. Na ocasião, eles afirmaram conviver com constantes deslizamentos na região há pelo menos três anos.
“O barranco está caindo todos os dias, não tem hora, momento, é na chuva, no sol, ele ta caindo. Olha a situação que estamos. A gente não quer auxílio-aluguel, a gente quer ou indenização ou que venham tomar providências”, afirmou um morador identificado como Rubens.
“Não adianta dar auxilio pra pessoa sair porque a terra vai caindo até as outras casas (lá embaixo). A gente quer solução, a gente paga IPTU”, criticou outra moradora.
A prefeitura informou, por nota, que a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalha em um estudo topográfico da área na elaboração de um projeto para conter a erosão e que o Distrito de Obras executou inicialmente o desvio da rede de drenagem, para não ser despejada diretamente no local em risco.
Nota da Prefeitura de Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), esclarece que as casas que desabaram no bairro Mauazinho, zona Leste, estavam localizadas em uma área previamente isolada, por apresentar risco iminente de deslizamento. A decisão de interditar o local foi tomada com base em laudos técnicos emitidos pela Defesa Civil do Município, visando garantir a segurança dos moradores.
Desde o início da operação de isolamento, todas as famílias residentes na área de risco foram cadastradas e começaram a receber o benefício do Auxílio-Moradia concedido pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que assegura suporte financeiro para que possam residir em locais seguros. Até o momento, 100% das famílias identificadas no levantamento realizado pela prefeitura estão sendo acompanhadas e continuam recebendo suporte social e psicológico.
A prefeitura informa, também, que a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalha em um estudo topográfico da área na elaboração de um projeto para conter a erosão. O Distrito de Obras executou inicialmente o desvio da rede de drenagem, para não ser despejada diretamente no talude.