Ir para o conteúdo
Suframa

Suframa conclui Missão Internacional Fortec com visitas ao ecossistema de inovação de Washington

Para a presidente do Fortec, Ana Torkomian, a presença da Suframa na primeira Missão Internacional Fortec é altamente relevante. “O papel desempenhado pela Suframa e seu engajamento com a pauta de transferência de tecnologia e inovação são fundamentais para o país, especialmente para a região Norte, que pode se beneficiar significativamente desse intercâmbio de conhecimentos”, destacou.

Fotos: Layanne Raquel e Divulgação/Suframa

A Suframa concluiu, nesta sexta-feira (7), sua participação na 1ª Missão Internacional Fortec, evento realizado com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A segunda e última etapa da missão incluiu visitas técnicas a instituições do ecossistema de inovação de Washington, nos Estados Unidos.

A Autarquia foi representada na missão pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; pela procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Suframa, Diana Azin; e pela coordenadora-geral de Assuntos Institucionais, Layanne Raquel.

Na quinta-feira (6), a delegação da Suframa visitou a Embaixada do Brasil em Washington, onde foi recebida pelo ministro-conselheiro para Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura e Educação, Fernando Sena, e pelo diplomata Paulo César Braga, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Saúde. Durante o encontro, foram apresentados os principais eixos de atuação da Embaixada no apoio à inovação brasileira, incluindo cooperação governamental, promoção de parcerias privadas, acompanhamento de debates legislativos e divulgação da imagem do Brasil como país inovador.

No mesmo dia, no período da tarde, a delegação conheceu o Escritório de Comercialização de Tecnologia da Universidade de Georgetown, onde foi recebida pela vice-presidente Tatiana Litvin-Vechnyak. Durante a reunião, os participantes tiveram acesso a informações sobre incentivos à pesquisa e programas de ponta desenvolvidos na instituição.

A procuradora Diana Azin ressaltou a importância do intercâmbio de experiências para a adaptação de normas às novas tecnologias e para a proteção da propriedade intelectual. “Esse diálogo é fundamental para fortalecer um ecossistema mais competitivo e seguro para o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

Na sexta-feira (7), a programação matutina incluiu uma visita à Universidade Johns Hopkins, onde a equipe foi recebida pelo diretor-executivo de Transferência de Tecnologia e Empreendimentos Tecnológicos, Steven L. Kousouris, e pelo diretor de Parcerias Corporativas, Ph.D. Daniel Caraviello. Kousouris apresentou detalhes sobre o funcionamento dos empreendimentos tecnológicos da instituição, o processo de registro de patentes, financiamento de pesquisas e estratégias de comercialização.

No período da tarde, o último compromisso foi na United States Patent and Trademark Office (USPTO), agência do Departamento de Comércio dos EUA responsável pelo registro de patentes e marcas registradas. A delegação foi recepcionada pela consultora sênior Ph.D. Anne Kozak e pela oficial do departamento de extensão, Tomeka Oubichon, que apresentaram a gama de recursos de propriedade intelectual oferecidos pelo órgão, incluindo suporte para solicitações, educação e treinamento, além de serviços especializados destinados à depositantes independentes de patentes e marcas registradas e para advogados e consultores nos setores público e privado.

Os participantes também visitaram o “The National Inventors Hall of Fame” (NIHF), que homenageia mais de 600 inventores e suas contribuições tecnológicas, proporcionando uma experiência interativa sobre o impacto das inovações ao longo da história.

Transferência de Tecnologia

Para a presidente do Fortec, Ana Torkomian, a presença da Suframa na primeira Missão Internacional Fortec é altamente relevante. “O papel desempenhado pela Suframa e seu engajamento com a pauta de transferência de tecnologia e inovação são fundamentais para o país, especialmente para a região Norte, que pode se beneficiar significativamente desse intercâmbio de conhecimentos”, destacou.

A missão, iniciada no dia 2 de março, reuniu 20 representantes do ecossistema brasileiro de inovação e transferência de tecnologia, incluindo universidades, institutos federais, entidades ligadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI), instituições de pesquisa e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). A primeira etapa ocorreu entre os dias 2 e 5 de março, com a participação no Encontro Anual da Association of University Technology Managers (AUTM) 2025, que celebrou seus 50 anos reunindo profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas para debater tendências e estabelecer parcerias.

Receba mensagem no WhatsApp