Marinha fiscaliza barcos que vão a Parintins

A inspeção na balsa Chapa Quente consiste na contagem de passageiros a bordo das embarcações, documentação do barco, condutores e tripulantes, a validade dos itens segurança e salvatagem, entre outros pontos
Barcos de passageiros com destino a Parintins (a 363 quilômetros de Manaus) são obrigados a parar na ‘Chapa Quente’, balsa da Marinha que funciona como posto de inspeção das embarcações. A parada é obrigatória para contagem de passageiros, verificação de carga e documentação dos barcos.
A fiscalização ocorre até sexta-feira (27), primeiro dia do Festival Folclórico de Parintins. A Marinha informa que a inspeção é necessária para a segurança das embarcações e passageiros. Os militares trabalham nas 24 horas do dia.
A Marinha estima que 100 mil pessoas passem pela ‘Chapa Quente’ até sexta-feira. Nos últimos dois anos, 2024 e 2023, não houve registro de acidentes fluviais no período do Festival de Parintins.
Além da ‘Chapa Quente’, nas proximidades de Manaus, também foram ativados Postos de Fiscalização nas cidades de Itacoatiara e Parintins. Também é utilizado um helicóptero modelo UH-12 “Esquilo”, e outras 23 embarcações incluindo lanchas blindadas, lanchas de apoio e motos aquáticas, além de aproximadamente 255 militares.