Ir para o conteúdo
Política

Monitoramento mostra que perfis lideraram a campanha contra os super-ricos nas redes

Vídeos feitos com IA que reforçam o peso dos impostos aliados a ataques ao Congresso ganharam força após a derrubada de decreto que aumentava o IOF

Chegou às mãos de líderes da oposição neste fim de semana um detalhado monitoramento de um mês da campanha digital liderada pelo governo e pelo PT relacionadas ao que, resumidamente, à justiça tributária e ataque aos super-ricos. Foram monitoradas 41 mil publicações relacionadas à campanha entre os dias 5 de junho e 4 de julho. Foi realizado pela PLTK, do marqueteiro Paulo Nobel.

O levantamento constatou que alguns perfis lideraram a mobilização digital pela esquerda. O principal neste campo foi o @LulaPTnosTrends, “que promoveu tuitaços com hashtags como #LulaEuVoteiEmVocê e ataques ao Congresso”. A publicação que gerou o maior volume de repostagens do @LulaPTnosTrends dizia: “Não deixe os mamateiros do congresso sem resposta! Vamos juntos com Lula por Justiça Fiscal!”

Também surgiram com força como defensores do governo, sendo bastante replicados: @PTnoSenado, @jandira_feghali e @ThiagoResiste. Assim como os perfis @pastorhenriquev e @analise2025, ambos fortes nas frases de efeito.

O estudo, no entanto, afirma que “embora sustentada pela narrativa de justiça fiscal, a ação priorizou o confronto político e a pressão pública sobre o Congresso, gerando grande visibilidade, mas também elevados índices de rejeição. (…) Um dos aspectos mais marcantes dessa estratégia foi a adoção de vídeos gerados por inteligência artificial, que deram escala e velocidade à comunicação — mas, ao mesmo tempo, reforçaram a percepção de artificialidade e possivelmente contribuíram para a onda de críticas identificadas durante o monitoramento. (…) a campanha evidencia que a esquerda está acordada, organizada e com capacidade técnica para ativar suas redes com rapidez, escala e consistência — especialmente quando se trata de disputas simbólicas e mobilização política nas plataformas digitais”

Receba mensagem no WhatsApp