Pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN) aponta liderança de Omar Aziz na corrida eleitoral para 2026
Primeiras intenções de voto do eleitorado amazonense para 2026, aos cargos de governador. senador, deputado federal e deputado estadual acabam de ser anunciadas

Contratado pelo grupo G6 – consórcio de portais de notícias formado pelo ÚNICO, Amazonas Atual, BNC, Portal do Mário Adolfo, Portal do Marcos Santos e Blog do Hiel Levy – o levantamento apresenta o resultado realizada de forma presencial.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados ao eleitor, o senador Omar Aziz lidera as intenções de voto em todos os cenários. Em caso de disputa com o vice-governador Tadeu de Souza, por exemplo, Aziz tem 46,7% dos votos. Em um cenário com o nome do prefeito David Almeida, o percentual fica em 36,3%.
O IPEN aplicou o filtro de “Votos Válidos” na pesquisa estimulada (eliminando brancos e nulos) e o senador Omar Aziz dispara na liderança com 64,9% das intenções de voto, seguido da empresária Maria do Carmo Seffair com 25,7% e do vice-governador Tadeu de Sousa, com 9,4%. Em um segundo cenário, com o nome de David Almeida e sem Tadeu, Omar surge com 45,6%, o prefeito registra 30,3% e Maria do Carmo Seffair sobe para 24,1%.
Quando o filtro é a intenção de voto tanto na capital quanto no interior, Omar mantém a liderança em dois cenários. No primeiro registra 38,0% na capital contra 57,6% no interior se disputasse como vice-governador Tadeu de Souza, e 29,7% dos votos em Manaus, quando a disputa inclui o nome do prefeito David Almeida, enquanto no interior o percentual do senador vai a 44,8%.
O levantamento revela também que, a um ano e três meses do primeiro turno, o amazonense ainda se mantém alheio aos movimentos políticos. Na pesquisa espontânea, quando o eleitor tem que citar, de memória, em quem pretende votar para governador em 2026, a maioria, 78,3% não sabe em quem votar ou não respondeu. Em seguida, vem o nome do governador Wilson Lima, com 6,4%, sendo que ele não pode mais se candidatar ao cargo e o terceiro maior índice é de “brancos e nulos”, 5,1%.
Ainda na espontânea, os eleitores lembraram os nomes de Omar Aziz (3,5%), Eduardo Braga (2,4%), David Almeida (1,1%), Capitão Alberto Neto (0,7%), Sargento Salazar (0,7%), Maria Do Carmo (0,5%) e Amom Mandel (0,3%). Logo depois se enfileiram Artur Neto, Bi Garcia, Roberto Cidade, Zé Ricardo, Arben Avernan, Coronel Menezes. Cristiano D’Angelo, Doutor Eduardo Assis, Mário Sérgio. Tadeu de Sousa e Adail Filho, todos com 0,1%.
A pesquisa, foi feita de 18 a 25 de julho, nos 12 maiores colégios eleitorais do Amazonas: Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé. Foram entrevistados 1.500 eleitores e a margem de erro é de 2,52%.
Com informações do Portal Único