Ir para o conteúdo
Suframa

Coari será o sexto município amazonense a receber a Jornada de Integração Regional da Suframa

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Coari-AM

A Suframa realiza na próxima quinta-feira (25), em Coari (a 370 quilômetros de Manaus), a 13ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento e a sexta organizada pela Autarquia em um município amazonense, desde que o projeto foi iniciado em junho de 2023. O evento tem o apoio da prefeitura local e tem como objetivo a integração, o desenvolvimento regional e a melhoria do ambiente de negócios dentro da área de atuação da Suframa, que abrange os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá.

A programação está prevista para começar às 9h, no auditório Silvério Nery, localizado na Avenida do Futuro, que liga o Portal da Cidade ao aeroporto Danilson Aires, no Bairro União. O local tem capacidade para receber aproximadamente 500 pessoas.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo link https://doity.com.br/jornadaintegracaocoari

A jornada faz parte do Plano de Integração Regional e de Interiorização do Desenvolvimento (PIRD), cuja missão é atuar de forma conjunta com instituições parceiras como o Banco da Amazônia (Basa) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), além dos órgãos e entidades representativas das próprias localidades onde a atividade é realizada.

Os outros municípios que receberam a jornada foram pela ordem: Iranduba (setembro de 2023), Itacoatiara (março de 2024), Presidente Figueiredo (março de 2025), Anori (maio de 2025) e Urucará (agosto de 2025).

Em Coari, o evento será aberto oficialmente pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado de superintendentes-adjuntos e equipe técnica, além do prefeito Adail Pinheiro e demais autoridades.

“A exemplo do que fizemos nos outros municípios e estados da região, o objetivo é levar informação sobre os benefícios da Zona Franca de Manaus. Ou seja: capacitar, ouvir e estimular a população do município acerca do que podem ganhar em termos de políticas públicas e como isso pode impactar positivamente na vida dessas famílias, em termos de desenvolvimento sustentável”, salientou Bosco Saraiva.

Petróleo e gás

A economia do município de Coari se destaca pelo setor agropecuário e, principalmente, de petróleo e gás natural. A produção média diária de petróleo chega a 60 mil barris e aproximadamente 21,9 milhões ao longo do ano, conforme informações da própria prefeitura.

Em relação ao gás natural, a província de Urucu (situada em Coari) registrou uma média diária de 9,5 milhões de metros cúbicos de gás natural, alcançando cerca de 3,47 bilhões de metros cúbicos no mesmo período. Números que correspondem a cerca de 5,6% da produção nacional, sendo fundamentais para o abastecimento energético das regiões Norte e Nordeste do País.

Agricultura

Já no campo da agricultura, a força produtiva diversificada concentra-se em produtos como açaí, com produção anual de 350 mil sacas; a castanha-do-brasil, com 16.600 hectolitros; e o cacau, que tem ganhado destaque nos últimos anos, com uma produção de 145,5 toneladas anuais.

Entre os outros produtos que merecem referência no município estão a mandioca, a malva e as hortaliças.

Receba mensagem no WhatsApp