Feira do Distrito Agropecuário da Suframa: diversidade de produtos regionais e inovação do setor primário

Fotos: Suframa/Divulgação
Uma ampla variedade de produtos agrícolas, agroindustriais e iniciativas sustentáveis esteve em exposição na 2ª Feira de Empreendimentos e Negócios do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). O evento, gratuito e aberto ao público, que teve início na terça-feira (16) e seguiu até esta quarta-feira (17), na sede da Autarquia, reuniu produtores rurais, empreendedores e representantes do setor de serviços e da indústria.
De acordo com o coordenador-geral de Projetos Agropecuários da Suframa, Sérgio Muniz, a feira buscou aproximar o setor produtivo rural da indústria instalada no Polo Industrial de Manaus, oferecendo alimentos de qualidade e soluções inovadoras diretamente ao consumidor e ao mercado empresarial.

Entre os destaques está a Granja São Pedro, considerada referência no agronegócio amazonense, que além da produção de ovos in natura apresenta ovos pasteurizados em versões de clara, gema e integral, além de rações e laranjas da linha São Pedro Citrus. Outro empreendimento, a Hidroponia Lucas Coronel, levou hortaliças frescas da sua produção de folhosas, mostrando a força da agricultura familiar na região.
A feira também evidenciou o potencial de diversificação da cadeia produtiva. A empresa SMX Curtume e a marca Cardume Pescado apresentaram o trabalho de processamento do couro, incluindo peças feitas a partir do couro de pirarucu, um dos peixes mais emblemáticos da Amazônia. Já a empresa Galo da Serra destacou seus produtos derivados da mandioca, como farinha e tapioca, que também foram exibidos nas rodadas de negócios com supermercados e empresas de refeições coletivas.

A inovação e a sustentabilidade também marcaram presença no evento. A VV Refeições, que fornece mais de 240 mil refeições por dia, apresentou o projeto Ecoadubo, um adubo 100% orgânico produzido a partir de cascas de ovos e borra de café, que é doado a agricultores familiares e parceiros.
Na área de pesquisa e desenvolvimento, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) expôs painéis entalhados de madeira amazônica desenvolvidos com espécies abundantes, mas pouco exploradas pelo mercado, como o louro preto e o matamatá amarelo. O produto se apresenta como alternativa ecológica para substituir lajes e paredes de concreto na construção civil. A base do projeto é a estação experimental do Inpa, localizada na vicinal ZF-2 do DAS.
A feira também abriu espaço para a beleza natural da região. Produtores da Associação de Flores Tropicais e Plantas do Amazonas apresentaram flores tropicais cultivadas na BR-174, beneficiando diretamente famílias agricultoras e abastecendo floriculturas e o setor de eventos.

Potencial
Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a diversidade de expositores demonstra o papel estratégico do Distrito Agropecuário da Suframa. “A feira é uma oportunidade para o DAS mostrar todo potencial que tem para suprir e abastecer de alimentos de qualidade toda a capital, além de se consolidar como fator gerador de oportunidades e renda para os produtores lá instalados”, frisou.