Ir para o conteúdo
Suframa

Suframa participa do Amazontech 2025 em Boa Vista

Fotos:Suframa/Divulgação

A Suframa, por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional e da Coordenação Regional da Área de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim (RR), participa, entre os dias 4 e 6 de setembro, em Boa Vista, do evento “Amazontech 2025”. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima (Sebrae/RR), em parceria com órgãos como Embrapa, UFRR e FAPERR, o encontro é um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

O Amazontech 2025 reunirá empresas, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e autoridades locais e internacionais para abordar temas estratégicos como bioeconomia, tecnologia verde, inovação digital e soluções sustentáveis que valorizam a riqueza natural e cultural da Amazônia. A programação diversificada contará com seminários, palestras magnas, oficinas práticas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos de aprendizado e networking.

O evento será realizado no campus da Universidade Federal de Roraima e, no total, contará com uma área de 20 mil metros quadrados dedicados à temática da inovação e sustentabilidade.

A participação da Suframa ocorre com o intuito de promover articulações interinstitucionais, de modo a evidenciar a importância do Modelo Zona Franca de Manaus, por intermédio da Autarquia, para as ações de desenvolvimento sustentável em Roraima.

Na ocasião, os representantes da Suframa — o coordenador-geral da CGDER, Igor Bahia, e o coordenador da ALCBV, Jandirocy Teixeira, em parceria com o INPI, participarão de reunião conjunta com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), oportunidade em que serão apresentadas possibilidades de ações voltadas à disseminação e à promoção da cultura da Propriedade Industrial e Intelectual, com vistas a apoiar iniciativas da federação e de seus parceiros para o biênio 2025/2026. Jandirocy será um dos palestrantes do seminário que ocorre nesta sexta-feira (5), intitulado “Política de Incentivo de Impostos para a Amazônia Legal”.

O coordenador-geral da CGDER, Igor Bahia, ressaltou que a participação da Suframa no evento está alinhada às agendas institucionais de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Além disso, destacou que a articulação junto à FIER já se insere no propósito do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), atualmente em fase final de formalização, cujo objetivo é disseminar a cultura da inovação e da proteção da Propriedade Industrial (PI) na Amazônia Ocidental e no Amapá.

“O foco das ações é a bioinovação, estimulando o uso estratégico da Propriedade Industrial na região como mecanismo de fortalecimento do desenvolvimento econômico regional e nacional”, afirmou Bahia.

Receba mensagem no WhatsApp