Ir para o conteúdo
Amazonas

Acidente fatal na montagem de árvore de Natal em Manaus

Trabalhador morre e outro fica ferido após equipamento tombar no Largo São Sebastião. Operador contratado por diária estava afastado pelo INSS e trabalhava sem equipamentos de segurança

O acidente

Um trabalhador morreu e outro ficou ferido na manhã deste domingo (23) após o tombamento de um guindaste durante a montagem da árvore de Natal no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. O acidente ocorreu por volta das 10h, quando a estrutura despencou sobre os operários que trabalhavam na instalação do enfeite natalino.

Vídeos registrados por testemunhas mostram o momento em que o guindaste tomba e a estrutura metálica da árvore desaba. Um dos trabalhadores estava posicionado na lança do equipamento no momento da queda.

As vítimas

Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, conhecido como Antônio Suricate, não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao hospital. Henes Libório Ramos, de 47 anos, sofreu fratura na perna e segue internado com quadro de saúde estável. Ambos são naturais de Parintins e trabalhavam para a empresa responsável pela montagem.

O Corpo de Bombeiros (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para prestar socorro. Antes da chegada das equipes de emergência, um ex-militar de reserva e um médico que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros às vítimas.

O operador preso

Antônio Benjamin, que operava o guindaste no momento do acidente, foi preso logo após o ocorrido. Segundo informações apuradas, ele havia sido contratado apenas para uma diária pela empresa e estava afastado pelo INSS, recebendo auxílio-doença.

Benjamin trabalhava fantasiado de Papai Noel e, de acordo com testemunhas, não utilizava qualquer equipamento de proteção individual durante a operação do guindaste. A Polícia Civil, por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), instaurou inquérito para apurar as causas do acidente e possíveis responsabilidades.

Posicionamento oficial

A gestora de recursos humanos da empresa responsável pela montagem confirmou que os funcionários são de Parintins e prestou informações sobre o posicionamento das vítimas no momento do acidente.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que a empresa contratada apresentou toda a documentação exigida para a execução do serviço de montagem da árvore de Natal no local.

Histórico de incidentes

Este é o segundo episódio grave envolvendo a ornamentação natalina no Largo São Sebastião. Em 2024, uma árvore de Natal com mais de 23 metros de altura pegou fogo no mesmo local. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros conseguiu apagar as chamas rapidamente e ninguém ficou ferido.

Receba mensagem no WhatsApp