Ir para o conteúdo
Polícia

Operação apreende R$ 52 milhões em cocaína no rio Solimões

Ação conjunta das polícias Civil e Militar interceptou 700 kg de entorpecentes após três meses de investigação

As forças de segurança do Amazonas desarticularam uma operação de transporte de drogas de grande porte na madrugada de sexta-feira (31), apreendendo aproximadamente 700 quilos de cocaína no rio Solimões. O carregamento, avaliado em R$ 52 milhões, representa um dos maiores golpes contra o narcotráfico na região este ano.

A operação, resultado de três meses de trabalho investigativo coordenado entre o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a Delegacia Fluvial (Deflu) e a Companhia de Operações Especiais (COE) da PM, culminou na interceptação de uma lancha nas proximidades de Codajás, município localizado a 309 quilômetros de Manaus.

Confronto e fuga

Durante a abordagem, houve confronto armado entre os policiais e os suspeitos. Segundo o delegado Mário Pinto, do DRCO, não houve registro de feridos. Os criminosos abandonaram a embarcação com a droga e empreenderam fuga para área de mata densa, dificultando a captura imediata.

“As diligências prosseguiram na região, mas as condições do terreno impossibilitaram a localização dos suspeitos”, explicou Pinto durante apresentação do material apreendido nesta segunda-feira (3), na sede do DRCO, Zona Oeste de Manaus.

Investigação continua

Além dos 700 quilos de cocaína distribuídos em tabletes, foram apreendidas munições de fuzil e a própria lancha utilizada no transporte. As autoridades trabalham agora para identificar tanto os responsáveis pelo transporte quanto os destinatários da droga em Manaus.

Apesar de não haver prisões até o momento, a Polícia Civil classificou a operação como exitosa, considerando o significativo prejuízo financeiro imposto às organizações criminosas e a interrupção de uma rota importante de distribuição de entorpecentes na região amazônica.

Receba mensagem no WhatsApp