Ir para o conteúdo
Suframa

Suframa visita fábrica e conhece motores elétricos sustentáveis utilizados por embarcações no Careiro da Várzea (AM)

Fotos: Suframa/Divulgação e Divulgação/EKO Produções

O crescimento do Polo Naval e a interiorização do desenvolvimento econômico foram pautas centrais de uma visita realizada pela Suframa na manhã desta sexta-feira (28), no município do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). A comitiva da Autarquia, liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, esteve nas instalações da Náutica Eucana, localizada na Avenida Beira-Mar, e conheceu uma iniciativa inovadora que une a produção local de embarcações de alumínio a testes com motores elétricos sustentáveis.

A equipe da Suframa, composta também pelo coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz, e pelo coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior, observou a estrutura e as operações da empresa, que se destaca pela produção em larga escala de canoas e botes de alumínio naval, essenciais para o transporte ribeirinho na região.

A fábrica opera em turno comercial com 52 colaboradores diretos, mantendo uma produção média semanal entre 100 a 120 canoas de alumínio, fabricadas inteiramente com solda e alumínio naval. Além da produção, a empresa adota práticas sustentáveis: todas as sobras de materiais (pó, chapas e perfis) são recolhidas, separadas e destinadas à reciclagem.

O gestor comercial da Náutica Eucana, John Jaime de Alencar, destacou a relevância da aproximação com a Suframa para o entendimento dos incentivos fiscais e o fortalecimento de novas parcerias tecnológicas. “É uma imensa satisfação ter a presença da Suframa. Estamos conhecendo melhor os incentivos fiscais que podemos usar futuramente em benefício da empresa”, disse Alencar.

Durante a visita, o superintendente Bosco Saraiva ressaltou a importância de ver a indústria naval gerando emprego e renda fora da capital, atendendo diretamente às necessidades da população local e expandindo mercados. “É muito importante a Suframa poder presenciar, no interior do Estado, no Careiro da Várzea, um empreendimento dessa natureza, que gera mais de 50 empregos diretos no setor náutico. São botes que atendem toda a comunidade interiorana e que também são vendidos para fora do Estado do Amazonas. Ficamos muito satisfeitos em presenciar a atividade dessa empresa instalada aqui no município”, afirmou Saraiva.

Motores Elétricos

A visita também serviu para a demonstração prática de uma parceria entre a Náutica Eucana e a empresa Livoltek, no escopo do Projeto “Pixundé”. A iniciativa visa equipar as tradicionais “rabetas” com motores elétricos, substituindo a propulsão a combustão. O projeto piloto envolve 60 pescadores da região que testarão os equipamentos por seis meses. O objetivo é validar a tecnologia que promete reduzir custos com combustível, diminuir a manutenção e mitigar impactos ambientais nos rios da Amazônia. “Estamos conhecendo um produto com muito potencial da Livoltek, que são os motores elétricos. Já trabalhamos com botes há vários anos e, com essa parceria, vamos mostrar os testes para o consumidor, evidenciando as vantagens e a eficiência dos nossos botes integrados a essa nova tecnologia”, reforçou Alencar.

Atualmente importados, os motores elétricos têm previsão de serem fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM) pela Livoltek a partir de 2026, o que reforça o papel da Zona Franca de Manaus na atração de tecnologias verdes e na transição energética da região.

Receba mensagem no WhatsApp