Ir para o conteúdo
Últimas Notícias

Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM

Na manhã desta segunda-feira (02/02), durante reunião entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a autarquia confirmou o repasse de recursos para a continuidade e finalização do projeto de inteligência artificial VitórIA, iniciativa do Laboratório de Inovação do parquet (iMPacta Lab).

A reunião contou com as presenças da procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque; do promotor de Justiça e coordenador do iMPacta Lab, Jefferson Neves de Carvalho; e do servidor do MPAM, Edinaldo Carvalho; tendo como anfitriões o superintendente da Suframa Bosco Saraiva e o superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira.

O projeto, que é uma iniciativa do IMPacta Lab, vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas (INDT) e está habilitado a receber recursos da Lei de Informática da ZFM, incentivo fiscal para fins de desenvolvimento tecnológico e de inovação. O VitórIA é uma ferramenta de busca de bases jurídicas, sistematização de textos e transcrição de áudios e vídeos que visa contribuir para a otimização da atuação ministerial.

“Nós precisamos de aditivos para a segunda fase, relativa ao estágio de transcrição de textos e à compra de equipamentos. Nós ficamos muito felizes com o que foi alinhado hoje, pois é muito importante ver este projeto em execução”, comentou a PGJ.

Durante a reunião, o superintendente também confirmou fundos orçamentários para a inteligência artificial Arumã, do Centro de Apoio Operacional de Inteligência e Combate ao Crime Organizado (Caocrimo-Gaeco). O projeto tem como objetivo aprimorar e fortalecer as investigações do centro, a partir do uso de tecnologias, aquisição de ferramentas de ponta e da criação de uma plataforma de análise de dados e georreferenciamento.

“O superintendente Bosco Saraiva nos confirmou a disponibilização dos recursos, então, em breve, daremos início à segunda fase do projeto VitórIA. Também estamos levando para a aprovação, junto a Suframa, o Arumã, que será muito importante para o combate ao crime organizado”, destacou o promotor Jefferson Neves.

Receba mensagem no WhatsApp