Radares vão estar multando em menos de uma semana em Manaus

A prefeitura de Manaus liberou aplicar multas após o período educativo nas principais ruas e avenidas da cidade, onde os equipamentos estão instalados
A partir da próxima terça-feira (1º), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) inicia a operação dos novos radares eletrônicos em 20 locais de Manaus. Os equipamentos vão fiscalizar o avanço do sinal vermelho e o excesso de velocidade.
A prefeitura ampliou o período educativo para que os motoristas possam se adaptar aos radares e entender a importância seguir as regras de trânsito.
Os 20 trechos receberão controladores fixos de velocidade, lombadas eletrônicas e radares para avanço de sinal vermelho, instalados em pontos estratégicos com alto fluxo de veículos, histórico de acidentes ou necessidade de melhor ordenamento.
Durante o período inicial, as equipes de educação para o trânsito do IMMU estarão nos locais, orientando e conscientizando os motoristas.
O objetivo é garantir uma adaptação educativa e preventiva, reduzir acidentes e promover uma mobilidade urbana mais segura.
A decisão da prefeitura se baseia nos resultados positivos da instalação de radares anteriores na avenida do Turismo e no trecho conhecido como Rapidão, onde o número de mortes caiu drasticamente.
Até 20 de maio de 2025, o IMMU registrou apenas uma morte por acidente nesses locais, contra sete no mesmo período do ano anterior, comprovando a eficácia dos radares na prevenção.