Visitação guiada encanta turistas no Bumbódromo de Parintins

Na medida que os visitantes conhecem a a arena dos bois,eles vão se emocionando com a estrutura; os setores internos, camarotes, fosso e até o último andar
Cerca de 160 visitantes realizaram visitação guiada no Bumbódromo nesta quarta-feira (25). A iniciativa é feita pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e acontece entre os dias 25 e 29 de junho. O tour recebe aqueles que fizeram agendamento prévio.
Os visitantes conhecem o hall de entrada, onde acontece a exposição 60 anos Festival de Parintins e estandes dos bumbás Caprichoso e Garantido; Camarote Tapiri (sétimo andar), vista aérea da Arena do Bumbódromo; corredores internos do Bumbódromo, acesso às salas de produção, camarins dos itens individuais, e salas de atendimento ao elenco dos bumbás.
Os visitantes também foram em direção a parte interior na Arena do Bumbódromo, visualizaram e identificaram os lados azul e vermelho e posicionamento de jurados; e área externa (frente do Bumbódromo) – arte em relevo de paisagens de contos, lendas e cotidiano ribeirinho esculpidos no muro do prédio feitas por artistas da Associação dos Artistas plásticos de Parintins (AAPP).
A monitora cultural, Giulliana Vitoria, é uma das condutoras que leva os turistas para conhecer os espaço. Ela informou que eles apresentam todas as etapas e como funciona no período de festival.
“A gente está fazendo por meio de etapa. Nós estamos primeiro na fachada do Bumdódromo apresentar as artes. Estamos indo em várias etapas, até o sétimo andar, que é o denominado Tapiri, que significa: abrigo temporário. Nós estamos apresentando a arena, as arquibancadas e até os bastidores”, explicou.
A professora Reginilda Oliveira, 48, é apaixonada pelo Boi-Bumbá Garantido e disse que não enjoa de viver o Festival e estar dentro do Bumbódromo.
“Ano passado eu vim na visitação do Bumbódromo e gostei muito. Por mim, eu já ficava direto aqui dentro dessa arena maravilhosa. Todas as vezes que eu venho em Parintins eu faço visita”, afirmou.
A torcedora azulada Ediane Gama, 34, está em Parintins pela primeira vez e afirmou que pisar no Bumbódromo já faz sentir o tetra chegando.
“Nossa, eu estou achando incrível estar na Ilha. Só de pisar aqui, eu já sinto a energia. Ontem estive no Bumbódromo e já consigo vislumbrar o que vem por aí. Eu estou amando conhecer de pertinho todos os setores do Bumbódromo, eu vou para fila da galera e vamos buscar o tetra”.
Com informações da acrítica.com