TRAGÉDIA NO NOVO ALEIXO: VIATURA DA PM ATROPELA E MATA DOIS CÃES DE ESTIMAÇÃO
Animais foram atingidos em plena luz do dia; policiais não prestaram socorro às vítimas

Um caso de crueldade animal chocou moradores do bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus, neste domingo (1º). Duas cadelas foram atropeladas e mortas por uma viatura da Polícia Militar na rua Coronel Sávio Belota. As imagens registradas por câmeras de segurança revelam que os animais estavam parados na via quando foram atingidos pelo veículo policial, que seguiu sem prestar qualquer tipo de socorro.
Flagrante registra momento do atropelamento
As câmeras de segurança instaladas na rua captaram o exato momento da tragédia. Nas imagens, é possível ver as duas cachorras paradas na via pública quando a viatura se aproxima e passa por cima delas, prosseguindo em alta velocidade sem parar.
Testemunhas relatam que os policiais militares não demonstraram qualquer preocupação com os animais após o atropelamento. Os corpos das cadelas foram posteriormente recolhidos pela perícia criminal.
“Eram animais dóceis e bem cuidados”, lamenta proprietária
Maria Paulete, tutora dos animais, não consegue conter a emoção ao relembrar o ocorrido. Segundo ela, as cachorras tinham o costume de sair para passear todas as manhãs e sempre retornavam para casa.
“Ouvi um barulho muito forte e, quando saí, encontrei meus bebês mortos no chão. Os vizinhos estavam gritando, desesperados. A gente cuida, alimenta, dá carinho. Eram cachorras lindas, bem tratadas, gordinhas. E justamente a polícia, que deveria nos proteger, faz uma barbaridade dessas”, desabafa Maria Paulete.
As vítimas tinham 10 e 7 anos de idade. A mais velha deixou quatro filhotes órfãos. “Elas eram extremamente calmas, castradas, não incomodavam ninguém. Saíam, davam uma volta pelo quarteirão e voltavam. Eram mansas e conhecidas por todos aqui na rua”, relata a tutora, visivelmente abalada.
Polícia Militar afasta agentes e abre investigação
Em nota oficial, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informou que afastou imediatamente os policiais envolvidos no atropelamento das atividades de patrulhamento. Um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso e eventual responsabilização dos agentes.
Logo após o incidente, os policiais foram encaminhados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde prestaram depoimento. A Polícia Civil também abriu inquérito policial para investigar o crime de maus-tratos contra animais.
Órgão de proteção animal acompanha o caso
A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) se manifestou por meio de nota nas redes sociais, declarando que “toda e qualquer forma de maus-tratos contra animais é inadmissível e precisa ser rigorosamente apurada”.
Segundo a Sepet, os corpos das cadelas estão no Hospital Público Veterinário, onde aguardam perícia técnica. O órgão estadual informou que está acompanhando de perto todas as etapas da investigação.
A comunidade do Novo Aleixo aguarda medidas efetivas das autoridades para que os responsáveis sejam devidamente punidos conforme prevê a legislação de proteção animal.
